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Nascido em 1895 em Munique, Carl Orff começou a
estudar piano aos cinco anos, sob orientação de sua mãe. Na escola,
interessou-se vivamente pelas línguas clássicas, poesia e literatura. O seu
treinamento musical formal foi feito na Akademie der Tonkunst em Munique.
Em 1923 conheceu Dorothee Gunther, e das
conversas com ela surgiu a idéia de fundarem uma escola onde se treinasse a
música elemental - música que não é abstrata, mas uma integração dos elementos
da linguagem falada, ritmo, movimento, canção e dança. No centro de tudo está a
improvisação - o instinto que as crianças têm de criar suas próprias melodias,
de explorar sua imaginação. É uma música em que todos são participantes, e não
apenas ouvintes. A Guntherschule foi inaugurada em 1924 em Munique.
O trabalho de Orff é baseado em atividades
lúdicas infantis: cantar, dizer rimas, bater palmas, dançar e percutir em
qualquer objeto que esteja à mão. Estes instintos são direcionados para o
aprendizado, fazendo música e somente depois partindo para ler e escrever, da
mesma forma como aprendemos nossa linguagem.
No ensino da música, acreditamos que a compreensão
deve vir depois da experiência - esta é a base do processo de musicalização.
Os poemas, rimas, provérbios, jogos, ostinatos,
canções e danças usados como exemplos e como material básico podem ser
tradicionais, folclóricos ou composições originais. Falado ou cantado, o
material pode ser acompanhado por palmas, batidas com os pés, baquetas, sinos e
outros instrumentos. Existem também os instrumentos especiais para o método,
que são xilofones de madeira e glockenspiels que oferecem como atrativo a
facilidade de se controlar as notas disponíveis e também a produção imediata do
som.
Destina-se a todas as crianças, não
buscando os talentos privilegiados. Há um lugar para cada criança, e cada um
contribui de acordo com sua habilidade.
As aulas têm um ambiente não-competitivo, onde uma das
maiores recompensas é o prazer de fazer boa música com os colegas.
A improvisação é introduzida logo nos
primeiros estágios, de forma orientada e controlada - os meios são limitados, e
os alunos manejam criativamente, dentro de diversas propostas, elementos que já
foram trabalhados. A criação representa uma experiência musical prazerosa que
deverá continuar por toda a vida. A aprendizagem só faz sentido se trouxer
satisfação para o aprendiz, e a satisfação vem da habilidade de usar o
conhecimento adquirido para criar.
Tanto para o aluno como para o professor, a
metodologia Orff é um tema com infinitas variações.
O título "Schulwerk" indica claramente
a natureza do processo educacional Orff: é o aprendizado através do trabalho,
ou seja, através da atividade e da criação.
O Orff Schulwerk se baseia na música
tradicional e folclórica alemã, mas no Espaço Musical Viva Arte, seus conceitos
devem são adaptados a nossa realidade musical.
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