A pedagogia Orff propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela.
Esta música "para si e feita por si próprio", na qual " o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a idéia de "música elementar"
Oferece a criança tocar e cantar em conjunto, desde a tenra idade. A consciência auditiva é estimulada pela descobertas das relações entre as partes no conjunto.
Memória musical, independência rítmica, e coordenação motora são desenvolvidos a medida que executam partes musicais que vão gradativamente desafiando suas habilidades.
Noção de elementos músicais como, Bordão, melodia, pulso, altura dos sons, intenção e finalidade de cada instrumento na composição musical.
Movimento e dança circular – (noção corporal) A partir de danças circulares, compreender fraseologia da música, diferentes timbres e motivos rítmicos, noções de forma e de interiorização corporal do pulso e dinâmica.
Canones, Pergunta e Resposta, Improviso, Compreensão e independência musical, noção harmônica, Criação e fluidez rítmica, Musicalidade e raciocícnio.
Referências Bibliográficas:
SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).
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